Revisão ENEM –
Ciências Humanas – Parte II
Prova Azul
ENEM 2015 – Q41
Em 1961, o
presidente De Gaulle apelou com êxito aos recrutas franceses contra o golpe
militar dos seus comandados, porque os soldados podiam ouvi-lo em rádios
portáteis. Na década de 1970, os discursos do aiatolá Khomeini, líder exilado
da futura Revolução levados para o Irã, copiados e difundidos.
HOBSBAWM,
E. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Cia. das
Letras, 1995.
Os
exemplos mencionados no texto evidenciam um uso
A) manipulação da vontade popular.
B) promoção da mobilização política.
C) insubordinação das tropas militares.
D) implantação de governos autoritários.
E) valorização dos socialmente desfavorecidos.
O objetivo desta questão é comparar 2 momentos históricos: a tentativa de
golpe de Estado contra o General De Gaulle na França e a movimentação do
Aiatolá Khomeini na articulação do movimento da Revolução Islâmica de 1979.
A alternativa A está errada, pois enquanto a fala de De Gaulle era para seus soldados, a
fala de Khomeini era para a população em geral, sendo que o primeiro buscava se
manter no poder, enquanto o segundo tentava chegar ao poder.
A alternativa B é a correta porque nas
duas situações a mobilização política era prioritária para o sucesso de ambos,
seja no caso de De Gaulle se manter no poder, contando com a lealdade de seus
soldados, seja no caso de Khomeini que tinha que se colocar como a “voz” da
oposição ao regime do Xá Reza Pahlevi.
A alternativa C está errada porque De Gaulle, como presidente tinha o controle do
Exército e combatia um levante militar contra seu governo, enquanto Khomeini
estando no exílio na França, tentava manter seus seguidores civis e militares
em mobilização.
A alternativa D está errada, porque o golpe contra De Gaulle era uma quebra da
democracia e no caso do Irã, já existia um regime autoritário, que depois fora
substituído por outro, liderado por Khomeini, mas de caráter islâmico e
antiocidental.
A alternativa E está errada porque em ambos os casos não há uma mobilização de ordem
social, mas sim política e no texto não há nada que fale sobre as pessoas
“socialmente desfavorecidas”, tanto na França quanto no Irã.
ENEM 2015 – Q33
Existe uma
cultura política que domina o sistema e é fundamental para entender o conservadorismo
brasileiro. Há um argumento, partilhado pela direita e pela esquerda, de que a
sociedade brasileira é conservadora. Isso legitimou o conservadorismo do
sistema político: existiriam limites para transformar o país, porque a
sociedade é conservadora, não aceita mudanças bruscas. da redistribuição da
renda. Mas não é assim. A sociedade é muito mais avançada que o sistema
político. Ele se mantém porque consegue convencer a sociedade de que é a
expressão dela, de seu conservadorismo.
NOBRE, M. Dois ismos que não rimam. Disponível em:
www.unicamp.br. Acesso em: 28 mar. 2014 (adaptado).
A
característica do sistema político brasileiro, ressaltada no texto, obtém sua
legitimidade da
A) dispersão regional
do poder econômico.
B) polarização
acentuada da disputa partidária.
C) orientação radical
dos movimentos populares.
D) condução eficiente
das ações administrativas.
E) sustentação
ideológica das desigualdades existentes.
O
objetivo da questão é analisar as características do sistema político
brasileiro, levando em consideração à dinâmica entre as ideias politicas, sua
repercussão na sociedade e a atuação da classe política em si.
A alternativa A está errada, porque o texto discute o conceito “conservadorismo”, mas
não o relaciona diretamente ao poder econômico e muito menos a dimensão deste
último com a questão regional.
A alternativa B está errada, porque o texto evidencia que tanto “esquerda quanto
direita” veem o conservadorismo presente na sociedade e nada se fala sobre
partidos políticos.
A alternativa C aponta a “orientação
radical”, porém, o texto não fala nada sobre esta perspectiva, mas busca numa
análise mais geral, apontar características deste conservadorismo. Portanto,
está errada.
A alternativa D está errada pois não há no texto em nenhum momento, a relação entre a
gestão pública eficiente e a postura conservadora da sociedade.
A alternativa E é a correta, porque o
texto fala de como tanto à esquerda quanto à direita, o conservadorismo
identificado seria o legitimador das desigualdades estabelecidas.
ENEM 2015 – Q40
A Estrada
de Ferro Noroeste do Brasil, que começa a ser construída apenas em 1905, foi
criada, ao contrário das outras grandes ferrovias paulistas, para ser uma
ferrovia de penetração, buscando novas áreas para a agricultura e povoamento.
Até 1890, o café era quem ditava o traçado das ferrovias, que eram vistas
apenas como auxiliadoras da produção cafeeira.
CARVALHO, D. F. Café, ferrovias e crescimento populacional noroeste
paulista. Disponível em: www.historica.arquivoestado.sp.gov.br. Acesso em: 2
ago. 2012.
Essa nova orientação dada à expansão ferroviária, durante a
Primeira República, tinha como objetivo a
A) articulação de polos produtores para exportação.
B)criação de infraestrutura para atividade industrial.
C) integração de pequenas propriedades policultoras.
D)valorização de regiões de baixa densidade demográfica.
E) promoção de fluxos migratórios do campo para a cidade.
O objetivo da questão é fazer uma relação entre a expansão ferroviária e
as transformações socioeconômicas no início do século XX no Brasil.
As alternativas A e B estão em desacordo com o texto, que fala da busca de “buscando novas áreas para a agricultura
e povoamento.”
Portanto, estão erradas.
Não há no texto nenhuma menção às pequenas propriedades policultoras,
assim, a alternativa C está errada.
Já a correta é a alternativa D,
que faz a relação entre a expansão ferroviária, o povoamento, conforme aponta o
texto.
Não há no texto nenhuma menção à migração “campo cidade” no texto,
então, a alternativa E encontra-se errada.
ENEM 2015 – Q42
TEXTO I
O
presidente do jornal de maior circulação do país destacava também os avanços
econômicos obtidos militares em 1964, deixava clara sua crença de que a
intervenção fora imprescindível para a manutenção da democracia.
Disponível em:
http://oglobo.globo.com. Acesso em: 1 set. 2013 (adaptado).
TEXTO
II
Nada pode
ser colocado em compensação à perda das liberdades individuais. Não existe nada
de bom quando se aceita uma solução autoritária.
FICO, C. A
educação e o golpe de 1964. Disponível em: www.brasilrecente.com. Acesso
em: 4 abr. 2014 (adaptado).
Embora
enfatizem a defesa da democracia, as visões do movimento político-militar de
1964 divergem ao focarem, respectivamente:
A) Razões de Estado — Soberania popular.
B) Ordenação da Nação — Prerrogativas religiosas.
C) Imposição das Forças Armadas — Deveres sociais.
D)Normatização do Poder Judiciário — Regras morais.
E) Contestação do sistema de governo — Tradições culturais.
O objetivo da questão é analisar as visões divergentes sobre o Regime
Militar (1964-1985) no Brasil.
A Alternativa A é a correta,
porque no texto I aponta-se a importância dos “avanços econômicos” e a pretensa
“defesa da democracia” com o uso da força a partir da legitimidade das “Razões
de Estado”. Já o texto II aponta a perda “das liberdades” e o preço caro de se
apoiar uma ação autoritária.
A alternativa B está errada, pois apesar dos avanços
econômicos serem desdobramentos de um conjunto de ações dessa “Nova Ordem”,
quer dizer, o regime militar, não há nada no texto II que mencione a questão
religiosa.
A alternativa C está errada, porque o Texto I menciona a
intervenção militar que foi uma imposição, porém o texto II não fala nada em
“deveres sociais” e sim na perda da liberdade.
A alternativa D está errada porque não há nenhuma menção ao
Poder Judiciário no Texto I , bem como, nenhum menção às regras morais no texto
II.
A alternativa E está errada porque o Texto I apoia o regime
militar e não o contesta, enquanto o Texto II nada menciona sobre tradições
culturais da sociedade brasileira.
ENEM 2015 – Q14
Uma norma
só deve pretender validez quando todos os que possam ser concernidos por ela
cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de um discurso prático, a um
acordo quanto à validade dessa norma.
HABERMAS, J. Consciência
moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.
Segundo
Habermas, a validez de uma norma deve ser estabelecida pelo(a)
A)
liberdade humana, que consagra a vontade.
B) razão
comunicativa, que requer um consenso.
C)
conhecimento filosófico, que expressa a verdade.
D) técnica
científica, que aumenta o poder do homem.
E) poder
político, que se concentra no sistema partidário.
O objetivo da
questão é analisar a posição do filósofo Jürgen Habermas sobre a racionalidade
operante na sociedade.
Dentro da teoria proposta por Habermas
aparece o conceito da “ação comunicativa”, que se daria pelo consenso entre as
partes da sociedade, distinto portanto, da razão instrumental conforme a
tradição lógica do Iluminismo apresentou e vinha sendo até então debatida, o
que se expressa em “ser concernidos”, pois se coloca o alcance e desse modo a
alternativa B é a correta.
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