As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de julho

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Hélade: o mundo grego

A Grécia está localizada na Europa Oriental, mais precisamente ao sul da Península Balcânica, no litoral nordeste do Mediterrâneo.  Muito embora se tenha convencionado na atualidade de tratar a Grécia como uma unidade política, tal situação era bem distinta na Antiguidade, prevalecendo a fragmentação política. Os povos que colonizaram e habitaram a Península Balcânica (aqueus, eólios, jônios e dórios) falavam a mesma língua e tinham vários costumes semelhantes, mas viam seus vizinhos como rivais e guerreavam entre si.

O sul da Península Balcânica é uma região de solo arenoso e, consequentemente, pouco fértil. O litoral é bastante recortado, o que praticamente induziu os gregos à navegação em busca de terras e riquezas inexistentes em sua região. Tais fenômenos ficaram conhecidos como “diásporas gregas”.

Assim, os gregos optaram pelo estabelecimento de colônias em pontos que julgavam estratégicos do ponto de vista militar ou econômico. Podemos, então, dividir geograficamente aquela região em Grécia Continental ou Balcânica (cidades da península), Grécia Insular (ilhas que ficavam, em sua maioria, nos mares Egeu e Cretense) e as colônias espalhadas pela Ásia Menor, norte da África, Península Ibérica e Península Itálica (Magna Grécia)



OS PRIMÓRDIOS: DOS GENOS ÀS PÓLEIS
           
Teve como principal característica as migrações de povos indo-europeus para a Península Balcânica. Iniciou-se com a chegada dos aqueus, seguidos pelos jônios e eólios que sofreram influências política e social de Creta, ilha que, durante muito tempo, exerceu poder sobre as comunidades continentais. Os migrantes fixaram-se e fundaram as cidades de Micenas e Tirinto. Posteriormente, gregos e cretenses passaram a lutar pela hegemonia da região, o que acabou provocando a invasão da Ilha de Creta (cerca de 1400 a.C.).

Os vencedores colonizaram toda a península e partes da Ásia Menor e passaram a desfrutar um período de relativa tranquilidade, só interrompido pela chegada de uma nova corrente migratória: os dórios. Foi nessa época que se formou a cidade de Esparta. Depois de chegarem, por volta de 1200 a. C., os dórios saquearam e destruíram a civilização creto-micênica, gerando a Primeira Diáspora, isto é, a primeira dispersão da população pelo interior da Península Balcânica.

Este período vai do século XII ao VIII a. C., pois, uma vez que a produção de documentos nessa fase foi bastante escassa, principais fontes de informação, além dos artefatos arqueológicos, da história grega são o conjunto de poemas atribuídos a Homero, Ilíada (que conta a história da Guerra de Troia) e Odisseia (série de episódios protagonizados pelo herói Odisseus ou na forma latina Ulisses, como conhecemos hoje), além da importância da obra de Hesíodo, Os Trabalhos e os Dias.
Neste período, os gregos habitavam o genos, unidade familiar econômica e politicamente autônoma governada por um patriarca. A propriedade da terra era coletiva e a produção deveria atender às necessidades da comunidade.

Esse sistema entrou em colapso após a Primeira Diáspora pois começou a enfrentar basicamente dois problemas. Primeiro, as terras tornaram-se insuficientes para todos, o que provocou saques e ataques mútuos. Outra questão foi gerada pelo fato de o poder ser hereditário. Tensões internas ocorreram entre os demais membros da comunidade, que jamais poderiam substituir o patriarca. Isso obrigou os genos a se fundirem, dando origem a uma forma de organização mais adaptada às novas necessidades. Assim, para se protegerem dos ataques, eles se fundiram e formaram frátrias, que eram verdadeiras associações prontas para a guerra. Da necessidade de concretizarem a unidade contra os opositores, as frátrias realizaram um novo processo de fusão, dando origem a tribos - as antecessoras diretas das pólis.



PÓLIS: A CIDADE-ESTADO COMO EXPRESSÃO

            A decadência dos genos favoreceu a formação das pólis, aglomerados urbanos construídos em torno de um templo e do palácio real, região conhecida como Acrópole, cidade alta em grego. As cidades-estado eram politicamente autônomas e disputavam territórios e influência entre si. Dentre elas, destacaram-se e, em virtude da intensa rivalidade, a qual levaram às últimas consequências: Atenas e Esparta.

ATENAS - Fundada por Jônios na planície da Ática e próxima ao mar, foi, inicialmente, governada por um rei, que recebia o título de Basileus e exercia poderes político, militar e religioso. Posteriormente, os eupátridas, também chamados de “bem-nascidos” e únicos considerados verdadeiros cidadãos, tomaram o poder, deixando ao rei somente o cargo de chefe religioso. A administração foi dividida entre três e, depois, nove Arcontes, cargo que, de início, era vitalício e passou a ser eletivo e temporário (por dez anos). Após esse período, passavam a fazer parte do Areópago, o órgão que efetivamente governava Atenas.
Os estrangeiros eram tolerados na cidade e recebiam o nome de metecos. Pagavam impostos e ficavam obrigados a prestar serviço militar. Dedicavam-se ao comércio e, em algumas circunstâncias, poderiam acumular fortuna.
Os escravos eram prisioneiros de guerra ou cidadãos endividados, que, incapazes de saldar seus débitos, tornavam-se temporariamente,  propriedade de seus credores. 
O poder dos eupátridas passou a ser questionado a partir do século VII a.C. pelos cidadãos endividados e pelos metecos enriquecidos, provocando modificações no governo de Atenas. Essa foi a fase na qual se destacaram os chamados legisladores.

A acrópole de Atenas com o Pártenon, dedicado a deusa Atena, em destaque.


Drácon foi o primeiro legislador e fez que as leis orais, baseadas nos costumes e nas tradições, passassem a ser escritas (621 a.C.), reduzindo, assim, o poder dos eupátridas. Sua reforma não foi bem-sucedida, já que desagradou aos “bem-nascidos” - reticentes quanto a qualquer tipo de mudança - e não favoreceu as camadas inferiores, pois as leis orais protegiam os membros da aristocracia eupátrida.

Em 594 a. C, o legislador Sólon, que era membro de um grupo autodenominado Partido Democrático, assumiu o poder, iniciando uma série de reformas democráticas. Ele extinguiu a escravidão por dívidas e passou a classificar a divisão social de acordo com a renda, e não mais segundo o nascimento.

As reformas de Sólon não agradaram os aristocratas e isso gerou uma série de distúrbios políticos que provocaram o surgimento da Tirania, quando um aristocrata tomou a administração à força, contando com apoio popular, o qual era resultado de manipulação. Psístrato foi, então, o primeiro tirano e confiscou as terras da nobreza, entregando-as aos agricultores. Após a morte de Psístrato, seus filhos, Hiparco e Hípias, tomaram o poder, mas não conseguiram apoio suficiente para mantê-lo. O primeiro acabou assassinado e o segundo tentou perseguir seus opositores, tendo sido deposto e banido de Atenas.
Com a morte do tirano, os democratas retomaram o governo, dando continuidade às suas reformas. O poder foi entregue a Clístenes, que concluiu o processo de instalação das reformas que criariam a democracia ateniense.
Atenas foi dividida em dez tribos, representando os moradores da cidade, do litoral e do interior. A Bulé, uma assembleia formada por 500 membros eleitos pela população, e a Eclésia, que era uma assembleia popular, tiveram seus poderes ampliados. Já o poder do Areópago, que era composto por ex-governantes, foi diminuído.
A partir de Clístenes, a democracia ateniense caracterizou-se pela igualdade dos cidadãos perante a lei e pelos direitos de receber honras por mérito pessoal, e não por hereditariedade, de apelar para tribunais e de votar e participar do governo. No período, foi criado também o ostracismo, punição de exílio por dez anos, aplicada aos maus cidadãos ou àqueles que, do ponto de vista da maioria dos cidadãos, ameaçavam a democracia.

Sob o governo de Péricles, Atenas atingiu seu ápice cultural, político e militar.  Os atenienses orgulhavam-se de ter uma força militar que em quase nada devia às outras póleis. Os cidadãos passaram a receber vencimentos pela sua participação no processo democrático e foram instituídos os magistrados, encarregados de executar as medidas determinadas pela Assembleia Popular, e o tribunal popular, incumbido de julgar os crimes cometidos por cidadãos. Péricles foi reeleito para o cargo de administrador da cidade (estrategos) por 15 anos, período conhecido como o “Século de Péricles”. O governante acabou morrendo contaminado por uma peste que se espalhou por Atenas durante os conflitos contra os espartanos.
É importante ressaltar que a democracia ateniense não era um direito, mas um privilégio. Apesar de igualar juridicamente os cidadãos, era exatamente na definição de cidadania que se estabelecia uma diferenciação que, aos nossos olhos, era bastante discriminatória. O direito de voto em Atenas era exclusivo dos homens livres, nascidos na cidade e maiores de idade. Dessa forma, os estrangeiros, as mulheres, os menores de idade e, obviamente, os escravos não tinham nenhum direito de participação política.
A democracia ateniense era participativa, isto é, os cidadãos se reuniam na Ágora e, ali, decidiam os rumos da cidade. No entanto, somente 10% da população tinham tais direitos. A participação na vida política da cidade era garantida pela exploração dos escravos, que eram vistos como uma propriedade.

o Rei Leônidas e seus 300 guerreiros pelos traços de Frank Miller na graphic novel "300 de Esparta" 1997.


ESPARTA - Fundada pelos dórios na planície da Lacônia, Esparta destacou-se pelo isolamento em relação às demais cidades e pela militarização da população, especialmente da camada dominante. As normas que estabeleciam seu funcionamento teriam sido ditadas por uma figura lendária, chamada Licurgo, no século IX a.C.. O mesmo Licurgo teria estabelecido a divisão da sociedade espartana em três grupos básicos.
Os que pertenciam à camada mais alta, descendentes dos conquistadores dórios, eram chamados de espartíatas. Os homens eram educados pelo Estado desde os 7 anos já voltados para o treinamento e preparo militar. Aos 20, eram armados guerreiros e, durante essa fase, viviam na caserna. Finalmente, aos 30, adquiriam plena cidadania e voltavam a viver em suas casas, quando, então, recebiam permissão para encontrar uma esposa. Ainda assim, deveriam permanecer à disposição do exército até os 60 anos, quando passavam a participar da administração da cidade. 
  Abaixo dos espartíatas, estavam os periecos, que eram descendentes dos primeiros habitantes da Lacônia que não haviam resistido à invasão dórica. Por esse motivo, eram tolerados na cidade, dedicando-se a atividades desprezadas pelos espartíatas, como o comércio e o artesanato.
Os hilotas também descendiam dos primeiros habitantes da Lacônia, mas foram escravizados por terem resistido ao avanço dório. Esses trabalhadores não eram escravos exatamente, pois não configuravam propriedade de outro homem livre. Entretanto, ficavam à disposição da cidade e podiam ser solicitados por qualquer morador de Esparta. Os estrangeiros só utilizavam um hilota com a permissão do Estado. Os hilotas tinham por obrigação cultivar a terra do cidadão, tendo que entregar uma série de produtos a este no final do ano. Não possuíam nenhum direito, tampouco amparo legal.

O poder em Esparta era exercido pelos éforos, um grupo formado por cinco membros eleitos pela assembleia popular. A Gerúsia, conselho composto por 28 membros com mais de 60 anos, encarregava-se de elaborar as leis - que podiam ou não ser aceitas pelos éforos. A assembleia popular ou Ápela era composta por todos os cidadãos com mais de 30 anos e tinha por função eleger os membros da Gerúsia e os éforos. Houve um período da história espartana que governavam juntos dois reis, mas eles exerciam somente funções de chefes militares e religiosas, este sistema político ficou conhecido como diarquia.
Dessa forma, enquanto Atenas encaminhava-se para a democracia, ampliando cada vez mais a participação popular nas decisões da cidade, Esparta tomava a via oposta, dirigindo-se para uma gerontocracia, ao entregar o governo da cidade a pessoas com mais de 60 anos e ao dar acesso ao poder apenas à oligarquia de espartíatas.
            Economicamente, a principal atividade da cidade era a agricultura, porém alguns periecos conseguiam até mesmo enriquecer com o comércio, atividade desprezada pelos aristocratas.

O SÉCULO DE OURO

Os gregos atingiram seu apogeu no século V a.C. . Várias cidades-estado gregas fundaram colônias nas costas do Mediterrâneo, dando origem à Magna Grécia. Chama-se essa expansão de “diáspora grega”. As colônias fundadas nesse período guardavam estreitos laços com as cidades que lhes haviam dado origem.
Por volta do século V a. C., o Império Persa estava se expandido pela Ásia Menor e acabou dominando várias cidades gregas do litoral. Atenas veio em socorro de suas colônias, especialmente Mileto, provocando a ira do imperador persa Dario e, consequentemente, uma guerra entre persas e gregos. Esses conflitos militares ficaram conhecidas como Guerras Médicas.
A Primeira Guerra Médica ocorreu entre 492 e 490 a.C.. Nessa ocasião, os persas desembarcaram um forte exército na planície de Maratona, mas foram batidos pelas tropas de Atenas na Batalha de Maratona, sendo obrigados a se retirarem para organizar uma nova invasão.

Anos depois, estourou a Segunda Guerra Médica, estendendo-se de 484 a 479 a.C.. Desta vez, o imperador Xerxes, filho e sucessor de Dario, comandou uma grande invasão à Grécia, enfrentando uma liga de cidades gregas que, durante anos, vinham se preparando para essa invasão. Atenas havia construído um porto fortificado, Pireu, de onde partiu uma frota capaz de vencer os oponentes.
Os persas invadiram a Grécia pelo norte, batendo uma pequena guarnição espartana nas montanhas de Termópilas,sob a liderança do rei espartano Leônidas, o qual foi massacrado junto com seus 300 soldados, apesar de ter resistido bravamente durante dois dias. Atenas foi arrasada. Enquanto isso, no mar, a frota ateniense batia os persas na Baía de Salamina (Batalha de Salamina/ 480 a. C.).
No ano seguinte, ocorreu o que é chamado de Terceira Guerra Médica, na qual os exércitos gregos, comandados pelo espartano Pausânias, venceram os persas em Plateia, ao mesmo tempo em que a frota grega bateu novamente os persas no Cabo Micale. Derrotado, o imperador Xerxes levou o restante de seu exército de volta à Pérsia.
Atenas e seu porto foram reconstruídos e murados. Ao longo da guerra, formou-se a Confederação de Delos, uma aliança militar entre várias cidades gregas liderada por Atenas, reunindo homens, navios, armas e dinheiro, com o claro objetivo de se prepararem para uma nova investida dos persas. As cidades contribuíam com seus tesouros, que eram guardados na ilha de Delos e administrados por atenienses.
A frota da confederação expulsou os persas do Mar Egeu, favorecendo o comércio de Atenas. As colônias gregas na Ásia Menor libertaram-se, e o Império Persa foi obrigado a aceitar a paz de Kálias (448 a.C.), reconhecendo a independência das colônias gregas e comprometendo-se a não mais invadir a Grécia.
Com a assinatura do acordo de paz com os persas, a Confederação de Delos perdeu sua razão de ser, mas os atenienses recusaram-se a dissolver a liga e transferiram o tesouro da ilha de Delos para Atenas. A Confederação de Delos possibilitou, então, o exercício do imperialismo dos atenienses, que passaram a exigir a manutenção dos tributos de todas as cidades gregas. Essa situação ampliou a rivalidade com Esparta, que não admitiu pagar tributos a Atenas e retornou ao seu isolamento.
Tal situação permitiu o crescimento de Atenas, que se tornou hegemônica na península. A cidade prosperou como o maior centro comercial do mundo grego e impôs seu modelo às cidades aliadas, chegando a interferir na política interna dos vizinhos, isto é, internamente, Atenas era democrática, mas externamente era imperialista.



GUERRAS DO PELOPONESO (431-404 a.C.) - 

Os espartanos perceberam que haviam cometido um erro ao ignorar a expansão ateniense isolando-se em sua cidade, pois permitiram o crescimento de Atenas, que, agora, cobrava tributos de Corinto, aliada de Esparta e membro da Liga do Peloponeso. Essa associação de cidades havia sido feita pelos espartanos, que pretendiam equiparar-se a Atenas. O conflito militar tornou-se inevitável, apesar de o poderio das cidades ser bastante distinto: Atenas era uma potência naval e Esparta destacava-se como força terrestre. 
 A guerra teve início em 431 a. C., envolvendo todas as cidades gregas e contrabalançando vitórias terrestres de Esparta com vitórias marítimas de Atenas. Esparta recebeu ajuda de uma frota enviada pelos persas, pois estes consideravam os atenienses os responsáveis pelas derrotas anteriores. Assim, em 405 a.C., a recém-criada frota espartana destruiu a frota ateniense na batalha de Egos-Pótamos.
O exército espartano cercou Atenas enquanto sua frota cercava o porto de Pireu. Os atenienses rendem-se no mesmo ano e foram obrigados a derrubar os muros da cidade e aceitar um governo de aristocratas, determinando a vitória final espartana. Esparta incentivou a aristocratização de todas as cidades gregas, mas não conseguiu manter guarnições militares em todas, e, como conseqüência, várias polis reconquistaram sua liberdade.
Em 377 a C., a cidade emergente de Tebas declarou guerra a Esparta, aproveitando-se do desgaste sofrido pela cidade durante a Guerra do Peloponeso. Nessa oportunidade, contando com o apoio de Atenas, os tebanos ameaçaram a hegemonia espartana. Entretanto, esgotados com tantas guerras, os atenienses assinaram uma paz em separado com Esparta.
Como forma de enfraquecer os espartanos, os tebanos sublevaram a população da cidade de Messênia que, na época, era escravizada por Esparta. Atenas aliou-se a Esparta temendo o crescimento dos tebanos, mas os primeiros foram derrotados na batalha de Lêuctras (371 a.C.) e, por fim, Tebas impôs sua hegemonia a toda a Grécia. As guerras sucessivas debilitaram as cidades gregas, abrindo as portas para a invasão da Macedônia, em 360 a.C., sob o comando do rei Felipe II.



A EXPANSÃO MACEDÔNICA

            Os macedônios viviam ao norte da Grécia e eram considerados bárbaros pelos gregos, muito embora tivessem origem semelhante. Sob o comando de Felipe II, conquistaram as cidades gregas no período de 360 a 338 a. C., tirando proveito das divisões entre elas.
            Para impor seu poder, os macedônios mesclavam diplomacia e feitos militares. Em 338  a. C., Felipe II venceu um exército ateniense e completou a conquista de toda a península, sendo nomeado generalíssimo da Grécia na resistência contra os persas.

       De volta à Macedônia, Felipe II foi assassinado, provavelmente em virtude de uma intriga palaciana e as cidades se revoltaram, tentando recuperar sua independência. Alexandre, filho de Felipe, assumiu o trono com a frase "nada mudou a não ser o nome do rei". O novo rei seria conhecido posteriormente como Alexandre Magno, (expressão latina derivada do termo grego Megás Alexandros, que quer dizer: Alexandre, o Grande).

Mosaico da batalha de Issos. Localizado em Pompeia e hoje presente no Museu Nacional Arqueológico de Nápoles, Itália.

Alexandre venceu os exércitos de Tebas e arrasou a cidade como um exemplo a todos os revoltosos. Retomou toda a península e formou um exército pangrego que invadiu o Império Persa em 338 a.C., batendo os exércitos do imperador Dario III nas margens do Rio Grânico. Na Batalha de Issos, ele venceu novamente os persas e se apossou da família e dos tesouros do imperador persa.    Alexandre conquistou também a Fenícia e o Egito, onde fundou a cidade de Alexandria (332 a.C.). Venceu definitivamente as últimas forças dos persas na Síria e tomou suas capitais. O assassinato de Dario III por um sátrapa (administrador auxiliar dos imperadores persas) provocou o desmoronamento de qualquer possibilidade de resistência do império e sua total conquista pelos macedônios. Estes levaram suas fronteiras até o Rio Indo (atual território da Índia), onde venceram o exército do Rei Poro. Alexandre foi responsável pela difusão da cultura grega ao longo de seus domínios, fundando várias cidades com o nome de Alexandria, mas ao mesmo tempo, permitia a manutenção dos costumes locais, buscando uma maior integração entre a cultura grega e as culturas orientais, surgindo desse processo a chamada cultura helenística.


De volta à Babilônia, Alexandre Magno morreu em 323 a. C., aos 33 anos, vítima de uma doença que causava fortíssima febre, sem deixar herdeiros diretos.
Em virtude dessa situação complexa, pois Alexandre havia se casado com uma princesa da Ásia central e esta lhe dera um filho, no entanto, a ausência indicação formal do sucessor enquanto vivo, possibilitou o afastamento de Roxana e seu filho, favorecendo os interesses dos generais de Alexandre Magno, que se consideravam seus sucessores e assim dividiram o império entre si:
·        Ptolomeu ficou com o Egito;
·        Cassandro ficou com a Macedônia;
·        Lisímaco, com a Trácia;
·        Antígono, com a Ásia Ocidental;
·        Seleuco, com a Babilônia.  
           


CULTURA E SOCIEDADE
           
            A principal contribuição dos gregos à humanidade foi, com certeza, a sua cultura, considerada como berço de toda a cultura ocidental. No século de Péricles (V a.C.), viveram os maiores artistas, escritores e filósofos de toda a Grécia.
            Na arquitetura, os templos de linhas retas sustentados por colunas buscavam a harmonia das proporções e o equilíbrio do volume. A escultura tratava principalmente da figura humana, destacando a beleza fisionômica, a musculatura e a flexibilidade e tendo seus maiores expoentes em Fídias e Praxíteles.
Da pintura grega, restaram poucos exemplares, presentes em ruínas de palácios ou citadas em textos da Antiguidade que foram recopiados e lidos por outros artistas posteriormente. São muito conhecidos até hoje os trabalhos realizados em cerâmicas e que retratavam cenas mitológicas e de costumes.
Na literatura, os gregos desenvolveram a poesia épica, tendo seu expoente máximo em Homero, poeta cego cuja existência é questionável, mas lhe atribuem a autoria da Ilíada e Odisséia, respectivamente relacionadas com a Guerra de Tróia e as aventuras de Odisseus (Ulisses). Na poesia lírica, destacam-se Píndaro, Alceu e a poetisa Safo.

Ruínas do teatro de Epidauro na Grécia


O teatro grego nasceu nas festas em homenagem ao deus Dionísio, onde os participantes fantasiavam-se de bodes ou ainda se realizava o sacrifício de um bode em honra a Dionísio. É aqui que encontramos a origem do nome tragédia (tragos = bode e oide = canto). Os principais autores dramáticos foram Ésquilo, Eurípedes e Sófocles. Este último, é autor dos clássicos como Édipo Rei, Antígona e Electra. Na comédia, destacaram-se Cratino, Crates e Aristófanes.
Um dos pontos altos da cultura grega foi a filosofia. Seus primeiros expoentes eram naturais de Mileto e sua maior preocupação era com a natureza física do mundo. Por volta do século V a.C., os sofistas Protágoras e Górgias reduziram todas as realidades do mundo à materialização das ideias e reduziram as ideias às palavras.

Contra os sofistas, surgiu aquele que é considerado o maior filósofo da Grécia Clássica: Sócrates. Filho de um fabricante de estátuas e de uma parteira, ele dedicou-se à filosofia e desenvolveu uma nova técnica, a qual denominou de maiêutica. Com ela, pretendia chegar às verdades filosóficas através de perguntas e respostas com os mais variados interlocutores. Sócrates pregava as virtudes com palavras e atos, condenava os vícios e destacou-se como soldado lutando por sua cidade. Devido a essas atitudes, despertou a ira de diversos cidadãos influentes que o acusaram de não honrar os deuses, de tentar criar divindades novas e de corromper a juventude. Sua defesa foi somente mais um exercício de maiêutica com aqueles que deveriam julgá-lo. Foi condenado à morte por envenenamento.

Boa parte da filosofia socrática chegou até nossos dias através dos Diálogos escritos por seu discípulo Platão, que, por sua vez, defendia que o mundo sensível nada mais era do que um conjunto de falsas aparências, e que o mundo das ideias é o único real.
Aristóteles, discípulo de Platão, discordava de seu mestre e afirmava que as ideias não existem fora do mundo sensível. Propunha que um elemento geral seria a origem de todas as coisas e que o objetivo da ciência seria encontrar esse elemento.


Na história, destacou-se Heródoto, que viajou pelo Egito, Império Persa e Península Itálica. Foi Heródoto que disse ser o Egito uma “dádiva do Nilo” e que descreveu as Guerras Médicas. Tucídides escreveu sobre as Guerras do Peloponeso e Xenofonte sobre várias outras guerras dos gregos.
De maneira geral, os gregos eram misóginos, isto é, apresentando um profundo desprezo pelas mulheres, vistas apenas como instrumento de reprodução e divertimento. No que se refere à educação, já vimos que em Esparta era controlada pelo Estado e dirigida para o militarismo. Já em Atenas, a lei exigia que os pais educassem seus filhos, que, normalmente, eram inseridos em escolas particulares. Aprendia-se a ler, escrever, cantar, declamar e tocar instrumentos, como lira e flauta. Apesar de uma carga educacional voltada para o intelecto, os atenienses não se descuidavam do preparo físico e militar.






2 comentários:

  1. Fui aluno seu e adorava suas aulas! Aliás, adoro história.
    Estou feliz em poder estudar um pouco mais de seus ensinamentos neste site. A quanto tempo não o vejo e ainda imagino-me assistindo às suas aulas de noite!
    Um grande abraço, professor!

    ResponderExcluir
  2. Qual a diferença entre Genos e Oikos?

    ResponderExcluir