As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de outubro

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Arqueológos acham túmulos de mais de 3.000 anos em vale do Paquistão


Fonte: Portal UOL by 
AFP


Arqueólogos italianos descobriram túmulos de mais de 3.000 anos no vale do Swat, no Paquistão, sugerindo que existiam ritos funerários complexos nesta região controlada pelos talibãs há alguns anos, informou o chefe do estudo nesta sexta-feira (23).
A missão arqueológica iniciou as escavações nos anos 1950 no sítio de Udegram, no Swat, uma região do noroeste do Paquistão - também  conhecida como a "Suíça do Paquistão" devido aos seus vales verdes que também escondem tesouros de um passado budista.
Os arqueólogos, que sabiam da existência de uma necrópole pré-budista em Udegram, descobriram nesta região "cerca de 30 túmulos, reunidos e parcialmente entrelaçados uns sobre os outros", disse Luca Maria Olivieri, chefe da missão arqueológica italiana no Paquistão."O cemitério parece ter funcionado entre o fim do segundo milênio antes de Cristo e a primeira metade do primeiro milênio" da mesma era, acrescentou. 
"Estes túmulos nos dizem muito acerca destas culturas antigas (...) que tinha ritos funerários complexos", com uma primeira etapa de decomposição dos corpos em um túmulo aberto, depois da qual os ossos eram queimados parcialmente e guardados em um túmulo fechado, antes que um montículo fosse erguido sobre ele, explicou Luca.
Até o momento, os arqueólogos não encontraram evidências de armas, apenas fragmentos de ferro, "que, talvez, são um dos rastros mais antigos deste metal no subcontinente" indiano, acrescentou Olivieri. 
Esta região está repleta de sítios budistas, pouco visitados pelos turistas estrangeiros, e que são alvo dos insurgentes talibãs, hostis à herança desta religião. Os talibãs paquistaneses tomaram o controle do Swat entre 2007 e 2009, antes de serem derrubados por uma ofensiva do exército paquistanês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário