As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de julho

terça-feira, 1 de maio de 2012

O Primeiro de Maio

Caros leitores,

Segue abaixo a integra de uma breve entrevista que dei sobre o "Dia do Trabalhador" para o Portal Terra.


1)     Como surgiu o Dia do Trabalhador?

A instituição do dia 1º de maio, como o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa para relembrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, estado de Illinois, EUA, Foi um movimento que reuniu milhares de trabalhadores protestando contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias), pois reivindicavam uma jornada de 8 horas, buscando uma melhor qualidade de trabalho e vida, expressa na tese: "8 horas de trabalho; 8 horas de lazer e 8 horas de descanso".
A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes.



2)     Quandoa data passou a ser comemorada no Brasil?
 No Brasil, a data já era comemorada em 1895, mas foi consolidada em 1924 no tumultuado governo de Artur Bernardes. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas(1930-45), as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nessa data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.
O Dia do Trabalhador, no Brasil, se transformou num momento em que os governos tiveram de anunciar neste dia o aumento anual do salário mínimo. Outro ponto muito importante atribuído ao dia do trabalhador foi a criação da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, em 01 de maio de 1943, por Getúlio Vargas, sendo a principal referência para a nossa atual legislação Trabalhista, que fora incorporada à Constituição de 1988.



3)     Em todo o mundo se celebra essa data em 1º de maio?
 Em 20 de junho de 1889, em Paris, a Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para, assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional. Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920, dentro do processo de consolidação dos bolcheviques no poder sob a liderança de Lênin.
No Canadá e nos EUA, o Labor Day é comemorado na 1ª segunda-feira de setembro. No caso de Portugal, o 1º de maio voltou a ser feriado depois da queda da ditadura portuguesa, tendo a UGT(União Geral dos Trabalhadores) o papel de articuladora das manifestações dos trabalhadores portugueses.



4)     Há algum personagem de relevância na história do Dia do Trabalhador?
 O personagem em si é o trabalhador, sem um nome específico ou rosto, mas pensado no coletivo, daquela massa que saia de um turno da fábrica ou que estava entrando. No passado fora uma data de reivindicação de direitos ou de luta, hoje, coloca-se como um feriado que muitas centrais sindicais converteram em "showmício" com o sorteio de bens de consumo ou até mesmo imóveis, pelo menos no Brasil.
Fica como sugestão para entender melhor o tema no contexto de sua origem, a leitura do conto "Primeiro de Maio" que se encontra em Contos Novos, coletânea de contos de Mário de Andrade, publicada em 1947. Neste conto, o personagem "chapinha 35" se envolve em algumas confusões em virtude dos "usos" que a data estava ganhando pelo governo varguista.

Um comentário:

  1. Gostaria de agradecer a sua ajuda nas aulas de historia do cursinho(minha melhor nota no vestibular)e a todos os professores do cursinho da poli.Passei no curso de engenharia eletrica da
    eesc,mas sem duvida aprendi muito mais no cursinho do que simplesmente passar no vestibular.Vlw pela ajuda e pelos ensinamentos dados.

    ResponderExcluir