As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de julho

sábado, 31 de maio de 2014

Gabinete de História Ano III

Caros leitores,

Hoje o Gabinete de História completa 3 anos de existência, com mais de 86.000 acessos e nesse período, busquei oferecer textos que pudessem ajudar quem está estudando História no colégio ou quem tenha a leitura sobre História como um hobby ou mesmo no caso dos meus colegas de ofício, apresentar reflexões que sempre buscaram a melhor compreensão do saber histórico, buscando desfazer as visões de "senso comum" ou os anacronismos constantes que somos muitas vezes submetidos, que infelizmente, prejudicam em muito o entendimento da História.

Agradeço pela companhia, observações e sugestões e dessa forma, continuarei a tarefa de fazer com que a História esteja mais presente na vida das pessoas, não somente numa disciplina que vale nota na formação escolar e universitária.

Sigo na longa empreitada histórica, acompanhado das palavras do célebre historiador francês Marc Bloch (1886-1944): "O bom historiador se parece com o ogro da lenda. Onde sente o cheiro de carne humana, sabe que lá está a sua caça.

Boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário