As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de julho

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cinedebate com os Professores do Cursinho da Poli no Espaço Unibanco

No dia 21/08, às 09:00h, faremos uma Sessão especial de cinema no Espaço Unibanco (Rua Augusta nº1475, próximo ao metrô Consolação - linha verde) sobre o filme "Alexandria", direção de Alejandro Amenabar, lançado em 2009, tendo a duração de 114  minutos.

A ideia é exibirmos o filme e fazermos depois uma discussão sobre a emblemática figura da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria (?355-415 d.C.), a qual viveu no conturbado momento de transição cultural e religiosa do fim do Império Romano do Oriente, tendo como espaço de trabalho e pesquisa, a famosa biblioteca de Alexandria.


Sinopse:
 
Sob o domínio Romano no século IV da Era Cristã, a cidade de Alexandria , um importante centro de estudos desde o período helenístico, tendo o museu e a Biblioteca como seus melhores exemplos. Na transição do paganismo para o cristianismo, as diferentes comunidades  (judeus, pagãos e cristãos) disputavam a soberania política, econômica e religiosa da cidade. Além do conflito, a astrônoma  e filósofa Hypatia tentava preservar a biblioteca de Alexandria, bem como, manter o espaço de liberdade e valorização da razão, que gradativamente, era ameaçado pela expansão da cristianismo, portanto, já se anunciava a conflituosa relação entre os desígnios da fé e o pensamento científico teriam ao longo de vários séculos.


Para participar, basta entrar em contato com a central de Atendimento do Cursinho da Poli (2145-7654) ou www.cursinhodapoli.org.br . O ingresso deve ser adquirido numa das unidades do Cursinho e custa R$ 6,00.

2 comentários: