As Ricas Horas do Duque de Berry

As Ricas Horas do Duque de Berry
As Ricas Horas do Duque de Berry. Produção dos irmãos Limbourg - séc. XV. Mês de julho

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Dicas de Estudo no Portal UOL

Caros leitores, segue abaixo uma matéria que saiu no Portal Uol apresentando dicas para se preparar melhor para os exames vestibulares.

Bons estudos e boa leitura!!

22/08/2011 - 09h00 / Atualizada 23/08/2011 - 14h40

Vai chover hoje? Clima é tema previsível em Geografia

Ligia Sanchez*
Especial para a Página 3 Pedagogia & Comunicação
Não são só os ingleses que adoram falar sobre o clima. Os examinadores dos vestibulares também têm uma queda pelo tema, recorrente nas provas de Geografia das principais universidades e no Enem. Brincadeiras à parte, a professora Vera Antunes, do Curso e Colégio Objetivo, afirma que as perguntas pedem para interpretar gráficos de chuva, tipos de climas.
"Além da aplicação em imagens, é importante entender os fenômenos e saber explicá-los, por exemplo, a relação entre desmatamento, infiltração da água no solo e deslizamentos de terras no período de chuvas tropicais, como aconteceu em Petrópolis-RJ no início do ano".
Pais, filhos, gerações, evolução
Na segunda parte dos fundamentos da genética clássica, em Biologia, os temas de destaque desta semana são o padrão de herança de genes ligados ao cromossomo sexual e meiose e sua relação com a segregação independente.
Segundo o professor Tony Manzi, do Cursinho Henfil, é importante saber os padrões de herança relacionados ao cromossomo X. Dentro do assunto, são frequentes perguntas sobre doenças como daltonismo e hemofilia. Em relação à meiose, o professor Luiz Carlos Pellinello, do Objetivo, afirma que o aluno precisa conhecer os detalhes da divisão meiótica e onde os genes estão no mesmo cromossomo ou em diferentes. O complexo de crossing-over e características de síndromes costumam ser temas das questões.
Conservação de energia e potência são os destaques no roteiro de Física desta semana, que trata sobre energia. O professor Eduardo Figueiredo, do Objetivo, afirma que é importante saber o teorema da energia cinética. Já para o Enem, as questões não exigem muito cálculo e fórmulas, de acordo com o professor Márcio Haga, do Cursinho Henfil. “Já em grandes vestibulares, como a Fuvest, o tema pode aparecer de forma mais complexa, relacionado a outras partes da física”.
Ponto complexo
Sabe o que é um ponto no plano cartesiano? As piadas sobre pontinhos devem muito aos números complexos, tema de Matemática desta semana. "Quando escrevemos o número complexo, representamos algebricamente o ponto no plano cartesiano", explica o professor Giuseppe Nobilioni, do Objetivo.
Segundo ele, este conteúdo deve ficar fora do Enem. "Já na Fuvest, é importante. Caiu em uma das últimas provas da FGV também", afirma. Ainda dentro do tema, a forma trigonométrica facilita potenciação e radiação.
Para solucionar
Temos um longo capítulo de Química para encerrar o bloco de disciplinas da área de exatas. Sobre soluções, as provas podem abordar diferentes detalhes, segundo o professor Antonio Mario Salles, do Objetivo. "Os conceitos também podem ser usados em conteúdos sobre cinética, química e equilíbrio".
O primeiro passo é diferenciar solvente e soluto, lembrando que soluções referem-se a misturas homogêneas. "Em uma solução de água com açúcar, este último não é visível a olho nu", ressalta o professor. Segundo ele, sempre caem perguntas sobre o coeficiente, a máxima quantidade de substância que pode ser dissolvida em certa quantidade de solvente. “Como as quantidades variam com a temperatura, é possível fazer representações gráficas, as tais curvas de solubilidade”, explica o prof. Salles.
Sobre a concentração das soluções, que se refere à quantidade de soluto de solução, preste atenção na concentração medida em mol por litro, que é mais frequente nos vestibulares. Dentre as propriedades coligativas, o prof. Salles destaca a pressão osmótica, que é importante também em biologia. "Na passagem por uma membrana semipermeável, só passa o solvente. Está relacionado à entrada e saída de água na célula, ou na raiz das plantas", comenta.
Natureza e engajamento
Depois de tantos cálculos, que tal um pouco de arte? Em Literatura, o roteiro desta semana traz a poesia do Romantismo no Brasil. Gonçalves Dias (Poesias), Álvares de Azevedo (Noite na taverna, Lira dos vinte anos) e Castro Alves (Espumas Flutuantes, Os escravos) são os grandes nomes representativos do movimento.
O saudosismo, idealização e exaltação da natureza de Gonçalves Dias, o pessimismo e melancolia byronista de Álvares de Azevedo e o engajamento político de Castro Alves não têm sido muito perguntados nos vestibulares recentes. "Se o estudante tiver o conhecimento das características destes três autores, consegue resolver qualquer questão sobre o romantismo no Brasil", afirma o professor Daniel Perez, coordenador da área de humanas do Curso Henfil.
No roteiro de Português desta semana, termos integrantes da oração (objetos direto e indireto, complemento nominal), são tão importantes quanto os termos essenciais, estudados na semana passada. Atenção especial às preposições, fundamentais para diferenciação de objeto direto e indireto. "São assuntos de extrema importância para os vestibulares, mas não para responder perguntas conceituais", adverte o prof. Perez, do Henfil. Principalmente em segunda fase de exames, dominar este conteúdo ajuda a resolver questões em que se pede para reescrever uma sentença ou trocar o conectivo. "O tema interfere também em coerência e coesão do texto".
Modernidade e mercantilismo
Com a dinâmica dos vestibulares dos últimos anos, não se pode mais afirmar quantas questões de cada tema vão cair. Mas, a análise dos exames recentes mostra que as eras Moderna e Contemporânea estão aparecendo com mais peso nas provas de História Geral, segundo o professordo Cursinho da Poli, Elias Feitosa de Amorim Jr.
No conteúdo desta semana, Estado moderno e absolutismo monárquico, ganha destaque a ascensão da burguesia, que se torna um grupo econômico cada vez mais forte dentro do Estado. Por seu lado, a figura do rei ganha poder, sustentada pelos impostos pagos pelos burgueses. Em contrapartida, esta classe ganha apoio do rei para as práticas mercantilistas – é o capitalismo em ação. As explicações são do prof. Elias
Outro ponto importante é a expansão marítima, pela qual o mercantilismo toma uma dimensão além da Europa. “Novas terras entram no mundo europeu, tem início o processo colonial”, conta o professor.
A fragmentação de nosso roteiro resultou em descompasso entre a História do Brasil e a Geral. Portanto, damos um salto no tempo e no espaço, para estudar a expansão e ocupação territorial do País, no período colonial. Segundo o professor Elias, do Cursinho da Poli, quatro pontos importantes estão intrinsecamente relacionados neste tema: a União Ibérica, as invasões estrangeiras (holandesas e francesas, principalmente), o bandeirismo e os tratados e limites.
Dentro destes tópicos, destaque para o movimento de interiorização pelos bandeirantes, a princípio para captura de indígenas para serem escravos, depois, com a busca ouro e metais preciosos e o combate a quilombos, onde se encaixa o episódio de Palmares. Lembre-se que este não foi o único, sugere o professor Elias.
Entre os tratados, o de Madri, de 1750, ganha importância porque foi por meio dele que o País ganhou a “cara” que tem hoje. “Até aquele momento, a possibilidade de ter uma ampliação tão grande do território da colônia não era factível”, afirma Elias. A negociação entre Portugal e Espanha envolvendo a colônia de Sacramento e as terras das missões em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o princípio de uti possidetis (uso e posse) e as consequências posteriores, do ponto de vista geopolítico (relação do Brasil com países vizinhos, integridade territorial e proteção de fronteiras) merecem ser estudados com atenção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário